.post-body img { width: 500px!important; height: auto!important; }

sexta-feira, 9 de maio de 2014

BRING BACK OUR GIRLS

OLÁ GENTE QUERIDA???

Hoje pela manhã me deparei com essa frase "BRING BACK OUR GIRLS" escrita num papel pela primeira dama Michele Obama numa rede social muito acessada hoje! Caramba, Logo depois vi uma imagem de vários artistas hollywoodianos também com uma frase bem forte que dizia " REAL MEN DON'T BUY GIRLS". Quem não fica curiosa??? Já gosto de uma história mas essa na verdade me comoveu!! E muito!! Resolvi procurar informações sobre e entendi que o que tinha acontecido foi algo muito sério no mundo.
 
Então, a primeira dama tinha aderido a uma campanha porque era um horror garotas Nigerianas terem sido sequestradas por um grupo extremista Islâmico chamado Boho Haram. O motivo??? Mulheres não devem ser educadas se não forem com a cultura  muçulmana. Colocarei um trecho para todos entenderem tamanha atrocidade.
 


 
"Neste momento, não há quem saiba onde estão as adolescentes, entre os 12 e os 18 anos. Num vídeo, o líder dos Boko Haram, Abubakar Shekau, aparece a dizer que as vai vender porque o destino das mulheres é casar e não estudar. “Deus instruiu-me para as vender”. A polícia nigeriana ofereceu, entretanto, uma recompensa de 50 milhões de nairas (equivalente a 215 mil euros) a quem der informações concretas sobre o paradeiro das raparigas levadas pelos Boko Haram, que significa “A educação ocidental é proibida” em haoussa, a língua mais falada nesta zona que é, segundo os especialistas, a zona mais negligenciada da Nigéria. A província de Borno, junto à fronteira com o Chade, é o epicentro da inssurreição islamista e ali os ataques a vilas e aldeias, a liceus e a universidades, são frequentes, mas poucas vezes os meios de comunicação social os mencionam — fizeram-no agora porque foi um rapto inédito pela quantidade de raparigas levadas de uma só vez."
 
E mais chocante é o governo demorar tanto a tomar providências reais com esse assunto tão emocionante!
"Uma infelicidade"
“O nordeste da Nigéria é um dos lugares mais negligenciado do mundo”, escreveu no The Telegraph Ruchard Dowden, director da Royal African Society. Dowden defende que este abandono começa na presidência e nota que, ao fazer os primeiros comentários sobre o rapto das 223 raparigas, o Presidente disse que era “uma infelicidade”, mais nada. Quando a mãe de uma das raptadas se manifestou em Abuja contra a inacção do Governo, que acusou de nada fazer para começar a procurar as raparigas, foi detida por ordem da mulher de Goodluck Jonathan, Patience, uma mulher sem cargos oficiais mas muito influente na política nacional e que faz agora campanha contra os raptos. Mas ainda no fim-de-semana os relativizava porque prejudicavam o marido: “Vocês estão a fazer joguinhos. Não voltem a usar mulheres e crianças em manifestações. Não tragam esse assunto para fora de Borno, o assunto tem que morrer ai”, disse a primeira-dama nigeriana aos professores que organizaram uma manifestação a favor das raptadas, citada pela própria agência noticiosa nigeriana, NAN.



“A forma lenta como as autoridades responderam prova que os governantes não querem investir na vida das pessoas como as alunas de Chibok, que são de uma parte do país historicamente marginalizada”, lê-se numa análise de The Washington Post. “Esta indiferença explica, em parte, o sucesso dos Boko Haram”, diz Dowden acrescentando que, localmente, os islamistas se tornaram um parceiro de negócios para os comerciantes de alimentos e para os traficantes de armas."

Diante dessa atrocidade e próximo ao dia das mães, ficamos absolutamente fragilizadas com essa crueldade com meninas mulheres que não têm como se defender, pensamos em suas mães desesperadas e de mãos atadas vivendo num país onde a mulher não tem vez. Frágeis, pele escura, iniciando a vida adolescente, invadidas dentro de sua escola, onde é para ser um lugar seguro, promissor. E nada fizeram até esse momento, o qual uma Nigeriana Hadiza Bala Usman, fica absorta com tanta desumanidade e resolve se comunicar com mais 6 amigos, via e-mails, para darem sequência a essa campanha que atingiu, celebridades, líderes políticos, pessoas com influência de fato. " Bring Back Our Girls"começou com alguém comum que se manifestou corajosamente em favor de meninas que foram caladas.  Consegui a page no Facebook, que é aqui , para quem se interessar, compartilhe! Vale uma causa!!" Nenhum ser humano deve ser jogado fora", já dizia nossa eterna Audrey Hepburn!
Um VIVA A HADIZA BALA!!!
Boa noite gente!!!
Muitos beijos e muitos pensamentos!
 
 
 

8 comentários:

  1. Linda postagem Cris! A gente que é mãe pode imaginar o desespero que as mães dessas meninas estão passando. Deus nos livre de algo tão cruel assim! O pior é que as informações são tão desencontradas, ninguém sabe ao certo onde elas possam estar. E as que conseguiram escapar contam coisas terríveis, como serem estupradas até quine vezes durante o dia... E eles usam o nome de seu Deus para tanta crueldade!
    Beijo querida e outro nos filhotes, depois passa lá, usei sua linda foto!!!
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris, uma situação desesperante, mas que infelizmente não acontece só na Nigéria. Diariamente , milhares de meninas e mulheres são vítimas de grande violência física e psicológica ao redor do mundo. São violadas, vendidas, traficadas ou mortas. Esse caso da Nigéria ainda está tendo alguma repercussão, e as que sofrem e não têm quem fale por elas? enfim, é um mundo cão este em que vivemos. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. É horrivel...temos sorte de viver num lugar onde existem muitos problemas e até preconceitos,mas onde a mulher ainda goza de liberdade e pode exercer seus direitos civis.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cris, imagino como mãe a dor que elas estão sentindo.
    Espero que consigam saber o paradeiro delas.
    Ótimo post Cris.
    Te desejo um maravilhoso domingo junto as suas filhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Cris, amei seu post! Seu desenho é lindo também!
    Isso é inaceitável…Já ssinei os abiaxo assinados que estão na Change.org e na Avaaz. org para pressionar as autoridades nigerianas através da ONU, precisamos de muitas assinaturas.
    Convoco todos os que se revoltaram com isso a assinar. Não vamos apenas lamentar, precisamos fazer algo, o que estiver ao nosso alcance, como fez essa jovem nigeriana, para quem precisamos tirar o chapéu!
    Bjs querida e um Abençoado Dia das Mães

    ResponderExcluir
  6. É realmente lamentável que tenhamos que conviver com este tipo de ignorancia...O único direito de conquistar algo que te humanize que é o conhecimento , por um fanatismo que não leva a nada te negam o direito de realmente ser alguém.
    Vou assinar com certeza e divulgar
    Feliz dia das mães.bjkss

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris!!
    Que absurdo! Quando vi a notícia também fiquei horrorizada!! Twitei isso ontem!
    Aonde esse povo está com a cabeça?? "Deus instruiu-me para as vender"??????? Como assim??
    Deus não faz isso!!!
    Beijinhos e feliz dia das mães! parabéns!! ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris,

    fico abismada de ver como existem ainda pessoas ignorantes e com tamanha crueldade.
    Temos sim que gritar para o mundo e exigir que isso acabe.

    Bejim e ótima semana.

    ResponderExcluir

Preciosas e preciosos visitantes, saibam desde já que amei seu comentário, e espero que voltem sempre!!
Me traz muita alegria pessoas que acrescentam ao meu cantinho palavras sinceras e amigas, é isso que procuramos, gente do bem!
Por favor, não usem de ofensas, nem falta de educação. Esse espaço é para sermos felizes e não acusados, julgados ou prejudicados.
Gentileza gera gentileza!!!!
Retribuirei sempre o carinho!
Beijos e aproveitem!